Orquestrar ecossistemas: Por que sua empresa deveria pensar nisso?

Mas por que a sua empresa deveria ter a visão de orquestrar um ecossistema?

Existem 2 motivos principais:

A MUDANÇA NA FORMA DE SE GERAR VALOR

Para entendermos como a geração de valor tem mudado, primeiro é importante vermos como ela, tradicionalmente, acontece.

1-) PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO

Pelo menos nos últimos 20 anos, a tecnologia e o aumento da conectividade vêm de forma consistente, aumentando a capacidade de produtores produzirem e consumidores consumirem seus “valores” de forma independente e descentralizada.

  • · Smartphones, e de forma geral a mobilidade em si, permite que as pessoas gerem conteúdo, textos, posts, tweets de qualquer lugar em qualquer momento. Permitem também que produtores atualizem a disponibilidade de estoque de suas unidades de valor como apartamentos e carros em tempo real.
  • · A democratização do acesso à serviços de cloud e storage, permite que cada vez mais produtores ofereçam seus serviços ou seus produtos online de forma mais rápida e barata.
  • · Impressoras 3D e a disseminação de espaços makers, permitindo que produtores literalmente construam seus produtos em casa ou em lugares próximos.
  • · Blockchain cada vez mais usado em diversos segmentos, permitindo a descentralização ainda maior de processos e de celebração de contratos.

2-) ALGORITMOS:

A ascensão dos algoritmos, sejam os mais rudimentares ou os construídos a partir de modelos de machine learning, aumentam cada vez mais a capacidade de análise dos dados do comportamento de compra dos compradores. Negócios de plataforma ao orquestrarem seu ecossistema, se utilizam desta inteligência para prover o “matching” ideal do consumidor ao produtor mais adequado ao seu perfil. Obviamente, neste cenário de descentralização da produção e do consumo, essa capacidade tem alto valor para os participantes, permitindo que se conectem e transacionem de maneira muito mais eficiente do que se a plataforma não existisse.

A ESCALABILIDADE DE NEGÓCIOS DE PLATAFORMA

O mais importante é que esses negócios além de capturarem esse novo valor, também conseguem escalá-lo de maneira diferente. Essa escalabilidade tem 2 fontes principais:

--

--

More than 15 years in commercial development projects. Passionate about commercial strategy, business models and go to market strategies.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Fernando Teixeira da Silva

Fernando Teixeira da Silva

More than 15 years in commercial development projects. Passionate about commercial strategy, business models and go to market strategies.